Cidades


Chega ao fim parceria entre Petrobras e Fundação Pró-Tamar após mais de 40 anos


Publicado 08 de setembro de 2021 às 19:23     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação/ Projeto Tamar

Chegou ao fim, após mais de 40 anos, a parceria entre a Petrobras e a Fundação Pró-Tamar (FPT), na última segunda-feira (6). De acordo com a estatal, a decisão para o encerramento do patrocínio foi tomada pela fundação, por optar por outros modelos de parceria e de formas de financiamento.

A parceria iniciou em 1982, quando a Fundação ainda estava iniciando a busca por parceiros para a conservação de espécies de tartarugas ameaçadas de extinção.

“É motivo de grande satisfação termos participado, desde o início, dessa história que trouxe tantos resultados positivos para a recuperação das populações de tartarugas marinhas, além de ações de pesquisas, educação ambiental e inclusão social. A Petrobras ajudou a construir o caminho para que o projeto tivesse estrutura para desenvolver suas importantes atividades e encerramos esse ciclo com muito orgulho por tudo que foi realizado”, disse o diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy.

A fundação tem como objetivo a recuperação das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro, além da tartaruga-verde em Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES).

Em Sergipe, a Fundação Pró-Tamar atua através do Projeto Tamar. O projeto possui três bases de pesquisa e conservação (Ponta dos Mangues, Pirambu e Abaís) e um Centro de Visitantes (o Oceanário de Aracaju). Ele monitora 150km de praias e protege quase 8.000 desovas e 600 mil filhotes, a cada temporada reprodutiva das tartarugas marinhas. Cerca de 80% são da espécie oliva, a menor entre as tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso