Cidades


Chuvas com raios e trovões devem permanecer em todo o Estado nas próximas 24h


Publicado 24 de janeiro de 2022 às 14:25     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Sedurbs

As chuvas ocorridas em diversos municípios sergipanos desde este domingo (23) devem permanecer durante as próximas 24 horas nos oito territórios do Estado. A previsão é da Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), e foi divulgada nesta segunda-feira (24).

Para esta segunda (24), a previsão é de chuvas em todo o Estado, com índice pluviométrico de 30 a 50 milímetros, principalmente em municípios dos Territórios Centro Sul, Grande Aracaju e Sul Sergipano, com possibilidade de ventos fortes de 30 a 50km/h e descargas elétricas, sobretudo durante a tarde. Já as temperaturas permanecem elevadas, sendo que no litoral elas variam de 23,1°C a 30,9°C e entre 21,1°C e 33,3° C no interior.

Já para terça-feira (25), precipitações de chuvas leves devem ocorrer durante a madrugada no Território Sul Sergipano e tempo nublado nos demais. Nos períodos da manhã e tarde há probabilidade de céu aberto com poucas nuvens em todo o Estado e de tempo nublado ou parcialmente nublado durante à noite. Os termômetros registrarão mínimas de 23,6°C no litoral e 21,2°C no interior e de 30,5°C à 33,2°C, respectivamente.

Enquanto que na quarta-feira (26), é esperado que haja precipitações leves nos Territórios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano pela manhã e tempo nublado durante o restante do dia e noite em todo o Estado. No litoral, as temperaturas oscilam em torno de 25,5°C e 31,1°C, enquanto no interior elas variam de 22,2°C a 32,4°C.

Ainda de acordo com a previsão da CMT, atualmente existem três sistemas meteorológicos que favorecem a ocorrência das mudanças climáticas com chuvas fortes sobre todo o Estado. Esses sistemas sobre o Oceano Atlântico causam desprendimento de umidade oceânica em direção à costa, e, nesta umidade atuam os deslocamentos de massas de ar quente e úmido (Ventos Alísios de Leste), em direção ao continente, que devido a esse fenômeno, as temperaturas se elevam até o momento das chuvas que ocorrem de maneira mais intensa devido a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é típico desta época do ano.

Durante o final de semana, a chuva forte caiu sobre a cidade de Carmopólis, no Leste de Sergipe, e deixou estragos ao causar inundações nas ruas do município. O temporal também chegou até a capital, onde foram registrados forte chuva e tempestade com raios e trovões, por volta das 5h, desta segunda-feira (24).

Leia mais:
Carmópolis registra fortes chuvas e enchentes neste domingo (23); veja vídeos
Tempestade com raios e trovões é registrada em Aracaju na manhã desta segunda (24)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso