Cidades


FAMES promove Coletiva de Imprensa sobre a Mobilização Municipalista “Sem FPM não dá” nesta quarta (30)


Publicado 28 de agosto de 2023 às 16:57     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / Assessoria de Comunicação

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) na sede da entidade, uma coletiva de imprensa durante um café da manhã, como parte da Mobilização Municipalista intitulada “Sem FPM não dá”. O evento acontece nesta quarta-feira (30), e tem como objetivo chamar a atenção para a importância do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o desenvolvimento e funcionamento das cidades.

O FPM é uma das principais fontes de recursos financeiros para os municípios brasileiros. Ele é composto por uma parcela do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) arrecadados pelo governo federal. Esses recursos são distribuídos entre os municípios de acordo com critérios como o tamanho da população e a renda per capita do Estado.

No entanto, os municípios têm enfrentado dificuldades financeiras devido à queda na arrecadação do FPM. Isso impacta diretamente a capacidade dos municípios de oferecer serviços essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura.

Diante desse cenário, a FAMES se soma à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e às demais entidades estaduais municipalistas para sensibilizar o governo federal e a sociedade sobre a importância de garantir uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso. A mobilização “Sem FPM não dá” foi adotada por vários estados e prefeituras do país, para chamar a atenção para essa questão e pressionar por medidas que fortaleçam financeiramente os municípios.

Durante a coletiva de imprensa, representantes da FAMES irão apresentar dados e informações sobre a situação financeira dos municípios sergipanos e as consequências da queda na arrecadação do FPM. “É fundamental que a sociedade esteja atenta a essa questão e apoie as ações promovidas pela FAMES em prol dos municípios sergipanos. O fortalecimento das finanças municipais é essencial para garantir o desenvolvimento e o bem-estar de toda a população”, declarou o presidente da FAMES, Alan Andrelino.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso