Cidades


Fortes chuvas podem atingir Sergipe nas próximas 48 horas, diz Centro de Meteorologia


Publicado 16 de fevereiro de 2021 às 17:23     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Sedurbs

Todas as regiões do estado de Sergipe podem ser atingidas por fortes chuvas nas próximas 48 horas, de acordo com um alerta emitido pelo Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), nesta terça-feira (16). As chuvas devem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Nós temos condições, a partir de hoje (16), até o dia 18, de instabilidades convectivas devido alterações do sistema Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que chegam pelo Sul passando pela Bahia, atingindo Sergipe pelas zonas de convergências tropicais e deve entrar uma condição de chuvas intensas e trovoadas nesse período. As precipitações acima de 50 mm podem atingir as regiões Agreste, Alto Sertão nas próximas 24h e, ao longo do período, até o dia 18, a região Centro Sul, Grande Aracaju, todo Litoral Sul e parte Central do estado” explicou.

De acordo com o meteorologista, as instabilidades devem atuar no período da manhã com mais intensidade nas áreas litorâneas e, a partir do fim da tarde, podem se deslocar para a região Oeste. Apesar das chuvas variarem entre de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Mas a recomendação é evitar eventuais áreas de alagamentos e observar alteração nas encostas.

A Defesa Civil do Estado alerta a população para evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada nos horários de temporal. Informações mais detalhadas podem ser solicitadas à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso