Cidades


Justiça decreta falência da usina Campo Lindo, em Nossa Senhora das Dores


Publicado 17 de junho de 2022 às 16:30     Por Quesia Cerqueira     Foto Reprodução

A Juíza Anna Paula de Freitas Maciel, da 1ª Vara Cível e Criminal de Nossa Senhora das Dores, decretou, depois do laudo do Administrador Judicial, a falência da Usina Campo Lindo. Desde 2018 o administrador judicial Dr Arivaldo Barreto apresentou manifestação nos autos da recuperação judicial destacando diversos problemas não solucionados pela empresa.

Em sua decisão, a juíza informa o “imediato encerramento das atividades e o lacre do estabelecimento da Agroindustrial Campo Lindo Ltda, para que possibilite a arrecadação de bens, com reforço policial e/ou contratação de segurança privada, se necessário”. E que a empresa apresente, em cinco dias, a relação nominal de credores, descontando o que já foi pago ao tempo da recuperação judicial.

A magistrada também requereu o “bloqueio de bens e valores, via CNIB, RENAJUD e SISBAJUD, da empresa falida AGRO INDUSTRIAL CAMPO LINDO LTDA”. Uma equipe de segurança deverá assumir a guarda da usina enquanto os funcionários encerrem suas atividades no local.

Campo Lindo

Inaugurada em novembro de 2008, a Agroindustrial Campo Lindo ficou conhecida como referência em bioenergia e biocombustíveis no Brasil. Tornando-se reconhecida por ser a mais limpa, produzindo menos resíduos para o meio ambiente, e trabalhando com modernidade no Nordeste, possui cerca de 14 mil hectares plantados e uma capacidade de produção que a qualifica entre as maiores do país.

Desde 2012, após o falecimento do empresário Carlos Alberto Vasconcelos, a empresa estava passando por sérias dificuldades administrativas e financeiras. A crise da Campo Lindo se agravou também em decorrência da seca que assolou toda a lavoura de cana de açúcar no Nordeste.

Trabalhando bem baixo da sua capacidade, a empresa precisou fazer um reescalonamento dos seus pagamentos para que pudesse continuar operando gerando empregos e desenvolvendo a região onde opera. Apesar de todas as dificuldades, nos últimos dois anos todos os credores estão sendo pagos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso