Cidades


Licenças urbanísticas para execução de obras em Aracaju passam a ser feitas em plataforma digital


Publicado 02 de agosto de 2020 às 12:20     Por Fernanda Souto     Foto Marcelle Cristinne/ Divulgação/ Prefeitura

O licenciamento obrigatório para a realização de qualquer obra em Aracaju passou a ser online através da plataforma digital AjuInteligente.

Segundo a prefeitura, essa transformação no modo do processo foi implantado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) com o objetivo de tornar mais rápida a obtenção de licenças urbanísticas para execução de obras na cidade.

A papelada deixará de ser entregue presencialmente para apreciação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e será analisada virtualmente durante todas as etapas, a qualquer hora e de qualquer lugar. A novidade além de acelerar mais o processo também reduzirá danos ao meio ambiente, já que não será mais preciso emitir vias impressas.

Para o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, este novo modelo de licenciamento representa uma nova era na modernização de serviços, caracterizando uma administração inteligente e sustentável.

“É sustentável, pois o uso do sistema permite que todas as informações tramitem totalmente de forma digital, acabando com a produção e acúmulo de documentos e projetos em papel e, ainda, eliminando o deslocamento das pessoas”, explica o secretário.

Segundo o diretor de Urbanismo da Emurb, Avilé Dantas, alguns projetos demoravam meses a receber o licenciamento, por precisarem de todo o passo a passo presencial. “O mais rápido que conseguíamos fazer, seguindo todos os passos, era em um mês. Agora, com o novo sistema, já tivemos processos finalizados com cerca de três dias, já incluindo o tempo de pagamento das taxas. Foi um grande benefício para a população”, afirma.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso