Cidades
Manchas de óleo atingem praias de Pacatuba
O município de Pacatuba, no Baixo São Francisco, foi a milésima localidade do Nordeste a ser atingida por manchas de óleo. Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Ibama (Ibama), 1.004 localidades no Nordeste e Sudeste brasileiros foram atingidas, desde 30 de agosto de 2019. No momento, 434 locais apresentam vestígios esparsos de resíduo.
Em novembro, após as manchas atingirem o Rio de Janeiro, o substância começou a atingir os locais em menores quantidades.
Em Sergipe, 52 áreas foram atingidas, desde que as primeiras manchas foram registradas no município de Pirambu, no dia 24 de setembro. As últimas manchas foram encontradas em dezembro do ano passado por um leitor do AjuNews, que fez o registro na Praia da Cinelândia, na Orla de Atalaia. A origem do petróleo ainda é desconhecida.
O grupo Frente Unificada, formado para combater as manchas de óleo que atingiram as 17 praias do estado foi desativado após não encontrarem novas manchas. Em entrevista ao AjuNews, o superintendente do Ibama, Paulo Amilcar, ressaltou que “se houver novos registros de óleo nas praias, o grupo volta a se reunir novamente para atuação”.
Leia os termos de uso