Cidades
Marcos Alves Filho deixa superintendência da Codevasf em Sergipe na terça (23)
A superintendência da Companhia De Desenvolvimento Do Vale São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Sergipe ganha um novo gestor na próxima terça-feira (23). A informação foi confirmada ao AjuNews com exclusividade pelo atual superintendente do órgão federal, Marcos Alves Filho, neste sábado (20). O administrador chegou à superintendência em março de 2021.
Em seu primeiro discurso como superintendente, Marcos Alves agradeceu o apoio que recebeu da ex-senadora Maria do Carmo Alves, além de destacar o legado deixado pelo ex-governador João Alves Filho (In memoriam). “Assumo o compromisso de olhar com mais carinho para o Baixo São Francisco e para o Sertão. Vou buscar desburocratizar alguns setores da empresa e me empenhar para atrair tecnologias de ponta para os municípios atendidos pela Codevasf”, disse à época.
Nesse período a frente da Codevasf, Marcos Alves Filho, seguiu à risca sua promessa e o AjuNews fez uma retrospectiva. Mesmo na pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Codevasf em Sergipe, assinou a primeira de ordem de serviço virtual, que atendeu o município de Cedro de São João, no Baixo São Francisco sergipano.
O ato contou com as presenças da senadora Maria do Carmo Alves, do superintende da Companhia no estado, Marcos Alves Filho, e de forma remota do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira e da prefeita de Cedro de São João, Layana Costa (DEM).
“Povo sertanejo vai ver ainda no início de 2022 a concretização do sonho de seu maior defensor”, em referência ao ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, sobre a construção do Canal do Xingó, que teve sua Ordem de Serviço assinada em abril daquele ano.
Na capital, o superintendente deu início a estudos de engenharia para apresentar soluções que visam minimizar enchentes e alagamentos em Aracaju, em especial no Largo da Aparecida, no Jabutiana, Zona Oeste da cidade, fica debaixo d’água quando chove forte na capital sergipana.
Entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, apresentou os estudos iniciais para execução pela CIA que projeta a futura construção de uma nova ponte entre as cidades. No estudo já constam análises preliminares com as alternativas para a criação do que seria o novo acesso rodoviário entre os dois municípios, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na zona metropolitana de Aracaju.
A superintendência chegou a colocar o projeto na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, mas por algum motivo foi retirado. Em março deste ano, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), abraçou o projeto e anunciou como objetivo de mandato. O investimento tem valor estimado de R$ 280 milhões.
No Baixo São Francisco participou ativamente do repovoamento do rio São Francisco, por meio, de peixamentos, além de solturas de camarão-pitu, juvenis de pacamã, alevinos de pacamã e alevinos de curimatã.
Parcerias, entregas de maquinários e investimentos de milhões foram intermediados por Marcos Alves Filho como superintendente da Codevasf, que sempre destacou a participação dos funcionários e técnicos do órgão que seguiram ao lema “É legal, É viável, Vamos Fazer”.
Leia os termos de uso