Cidades


Moradores alegam ter saúde prejudicada com agrotóxicos lançados por avião em Neópolis


Publicado 12 de julho de 2021 às 18:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Prefeitura de Neópolis

Moradores do povoado Tenório, em Neópolis, no Leste Sergipano, denunciaram um avião que sobrevoou a região do Platô no município para aplicar um produto de origem desconhecida. Segundo os populares, o produto é um agrotóxico que se aplica em plantação de cana-de-açúcar.

De acordo com a denúncia, o agrotóxico tem respingado e gerado prejuízos à saúde da comunidade que reside vizinho ao espaço de aplicação. Após tomar conhecimento, a prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi ao local para apurar o caso. O secretário Paulo dos Santos dialogou diretamente com técnicos responsáveis da empresa proprietária do lote com plantação de cana-de-açúcar.

No local, o secretário recebeu a informação de que o produto aplicado se trata de um adubo folear, cuja utilização tem atendido todas as normas e legislação vigente no país. A empresa também informou que o avião utilizado possui todas as licenças e certificações necessárias para os sobrevoos na região.

Com duas versões sobre o caso, a gestão municipal decidiu investigar o caso. Segundo o chefe da pasta do Meio Ambiente, a investigação foi comunicada diretamente com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

“Queremos esclarecer essa situação. Há uma comunidade denunciando e há uma empresa se defendendo e informando que utiliza um produto legal, sem prejuízos à saúde da população. São duas versões e o nosso papel é o de fiscalizar e levar a verdade para os neopolitanos”, declarou o secretário Paulo dos Santos.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso