Cidades


Óleo nas praias: ‘Não é cansaço’, diz superintendente do Ibama sobre desativação da Frente Unificada


Publicado 15 de janeiro de 2020 às 14:20     Por Anna Moser     Foto Governo de Sergipe

Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Paulo Amilcar justificou em entrevista ao AjuNews, nesta quarta-feira (15), a desativação da Frente Unificada, grupo formado para combater às manchas de óleo que atingiram as 17 praias do estado.

Segundo Amilcar, “os critérios que a Frente Unificada utiliza são técnicos e se a frente está sinalizando pela desmobilização é porque existem critérios técnicos”. Ele acrescentou que “os órgãos precisam voltar a suas atividades normais, na inexistência de óleo novo atingindo nosso litoral faz-se necessário desmobilizar”.

Ainda em conversa com a reportagem, o titular do Ibama no estado ressaltou que “se houver novos registros de óleo nas praias, o grupo volta a se reunir novamente para atuação”.

Somente no estado de Sergipe, foram removidas 569,35 toneladas da substância. Algumas manchas foram encontradas em dezembro do ano passado por um leitor do AjuNews, que fez o registro na Praia da Cinelândia, na Orla de Atalaia.
Os resíduos estão armazenados temporariamente no Polo de Gerenciamento de Resíduos de Carmópolis. A sustância será transportada para a Votorantim Cimentos de Laranjeiras quando a Petrobras informar o cronograma para retirada.

A Frente Unificada foi composta por integrantes da Capitania dos Portos de Sergipe – Marinha do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Defesa Civil, Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Prefeitura da Barra dos Coqueiros e Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe(SPU/SE).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso