Cidades


Prefeitura de Aracaju assina contrato de PPP com Conecta Aracaju para substituição de iluminação pública da capital


Publicado 30 de novembro de 2020 às 18:40     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Prefeitura de Aracaju

A prefeitura de Aracaju assinou contrato de Parceria Público Privada (PPP) com o consórcio Conecta Aracaju, nesta segunda-feira (30), para a substituição de toda iluminação pública da capital. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, o prazo estimado para conclusão do serviço é de até dois anos.

O grupo deverá substituir as luminárias e lâmpadas de mercúrio por LED, num total de 52 mil pontos, além das localidades turísticos da cidade. Pelos próximos 13 anos, o consórcio vai gerir, modernizar, expandir e operacionalizar o serviço. No leilão feito pela operadora Bolsa Brasil Balcão (B3) e Caixa Econômica Federal, organismo intermediador, o Conecta Aracaju ofereceu menor proposta de contraprestação de R$ 744.555, 00, representando deságio de 58,70%.

“Aracaju foi a primeira capital a construir um projeto nesses moldes. Realizamos um grandioso trabalho nos últimos dois anos e nos tornamos a primeira cidade a concluir o projeto, o que mostra a efetividade do Planejamento Estratégico da gestão. Investimos nesta iniciativa inovadora porque acreditamos que a mudança do padrão de iluminação da cidade tem um efeito grandioso na vida das pessoas, representa um salto de qualidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o representante do consórcio Conecta Aracaju, Carlos Sanches Vicente, o que atraiu o grupo de empresas a investir na capital sergipana e frisou como a cidade vai ganhar com a modernização do parque de iluminação. “O edital foi muito bem estruturado, elaborado, e este foi o primeiro ponto. Em segundo lugar, Aracaju é uma cidade que tem uma possibilidade de crescimento muito interessante para o nosso grupo. Nossa estratégia não se limita a resolver a iluminação pública, enxergamos tudo o que vem junto com esta questão. Com o projeto, será criada uma plataforma que vai permitir a integração de uma gama de tecnologia que vai possibilitar colocar Aracaju em um horizonte tecnológico para os próximos anos, ou seja, é preparar a cidade para o futuro”, disse o representante.

Para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, com a assinatura do contrato, terá início outro estágio de planejamento. “A empresa tem um prazo de seis meses para começar a troca. Neste período, a empresa fará um levantamento e vai planejar a efetividade do trabalho. Nossa prioridade é começar a troca pelas principais avenidas e pelos bairros mais vulneráveis”, afirmou.

Leia mais:
Conecta Aracaju vence leilão de PPP de iluminação pública da capital sergipana

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso