Cidades


Presos em Sergipe poderão ter pena reduzida através da leitura


Publicado 08 de abril de 2021 às 11:03     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Sejuc

As pessoas presas em Sergipe poderão ter a pena reduzida através da leitura. A medida busca a reinserção social dos internos e acontecerá após a implementação de um projeto nacional em que o preso deve escolher uma obra literária, ler e escrever uma resenha.

De acordo com a Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), para cada livro apresentado dentro do convênio, e que tenha a redação aprovada, serão quatro dias a menos na pena. O projeto é previsto pela Lei de Execução Penal.

“O interno receberá a obra de sua escolha. Teremos um funcionário público da Seduc que fará a supervisão. O servidor, duas vezes por semana, fiscalizará e orientará a leitura. Ao final, cada interno fará uma resenha, uma redação supervisionada. Para cada livro apresentado dentro do convênio, e que tenha a redação aprovada, serão quatro dias diminuídos da pena. É uma forma de reinserção social”, explicou o secretário-executivo da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves.

A Sejuc recebeu doação de obras pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública para a implementação do projeto. “São cinco obras, com 260 exemplares de cada uma. É uma forma de reinserção social, do interno se ocupar no momento em que está cumprindo a pena. O fim será o retorno à sociedade. Com a leitura, ele diminui seu tempo de permanência na unidade prisional”, pontuou o coronel.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso