Cidades


Sergipe recebe primeira transferência de Gás Natural Liquefeito


Publicado 06 de fevereiro de 2020 às 16:44     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução / Governo de Sergipe

O Terminal de Regaseificação das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), que está ancorado na costa sergipana, recebeu nesta quarta-feira (5) o primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) que será usado na Termelétrica Porto de Sergipe I. A Usina Porto de Sergipe I, uma das maiores usinas termelétricas da América Latina, está em fase final de comissionamento. A empresa deverá anunciar a data da sua inauguração.

A transferência durou 13 horas, considerando as etapas de bombeamento e resfriamento. Segundo o gerente de relações institucionais da Golar Power em Sergipe, Marco Túlio Rodrigues, “este é um volume bastante significativo de GNL por hora e uma taxa de transferência excelente, principalmente por se tratar da primeira operação S-T-S ( do inglês Ship-to-Ship, ou, de navio para navio) realizada em condições de operação”.

De acordo com o projeto, ele será capaz de suprir 15% da demanda energética do Nordeste e irá se constituir em um importante agente do setor elétrico Brasileiro, suprindo a energia de maneira firme e eficiente para a região. Esta operação abre caminho para a consolidação de um polo de gás em Sergipe, tendo em vista a capacidade excedente de regaseificação disponível. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, “está cada dia mais próxima a inauguração da Termelétrica Porto de Sergipe I. Um empreendimento que representa um marco no desenvolvimento de Sergipe e na geração de energia para todo o Nordeste”.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso