Cidades
Sergipe tem dez cidades com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, aponta LIRAa
Dez municípios em Sergipe estão com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. As informações são do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta segunda-feira (27), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com a SES, os municípios são: Simão Dias (6,9); Itabaiana (6,8); Santa Luzia do Itanhy (6,1); Japoatã (5,7); Barra dos Coqueiros (5,1); Nossa Senhora da Glória (5,1); Nossa Senhora das Dores (4,5); Rosário do Catete (4,2); Areia Branca (4,1) e Muribeca (4,0). Outros 48 municípios estão em situação de médio risco e 17 de baixo risco.
O LIRAa tem como objetivo medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresenta o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. O levantamento realiza o monitoramento dos municípios sergipanos.
A SES orienta que a população deve continuar reforçando as medidas preventivas ao mosquito transmissor do Aedes aegypti, como: retirar o lixo acumulado dos quintais das residências, observar os recipientes com água que podem servir de criadouro do mosquito e limpar as calhas do telhado.
Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça e no corpo deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para uma avaliação médica.
Leia os termos de uso