Cidades


Vazão do Rio São Francisco em Sergipe aumenta aproximadamente 40%


Publicado 02 de abril de 2020 às 08:29     Por Redação AjuNews     Foto Márcio Dantas

A vazão do Reservatório de Xingó, no Rio São Francisco, em Sergipe aumentou nesta quarta-feira (1). A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou a operação de elevação da vazão, saindo de 800 m³/s para 1.100 m³/s. A Defesa Civil emitiu alerta para a população ribeirinha que tem suas casas na calha do rio sobre possíveis inundações.

O Governo de Sergipe orientou a população ribeirinha a deixar o local já que pode haver inundação. A quantidade de água que vem sendo liberada vai elevar o nível do rio em cerca de 30 a 40 cm.

“Não há risco de inundação nas cidades, longe disso, porque os municípios ribeirinhos são altos em relação ao nível do rio. Mas, é importante observar os habitantes próximos às regiões que construíram em local onde já foi leito do rio”, ressaltou o Diretor da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre José.

Segundo o coronel, a orientação se estende para outros trechos do São Francisco, onde ocorreram chuvas acima da média. “Na prática é necessária essa observação também nos outros municípios ribeirinhos que ficam depois de Xingó. Ontem nós vimos o exemplo do aumento da vazão observado no rio. Em Propriá, por exemplo, a medição mostrou uma vazão de mais de 2 mil metros cúbicos por segundo, pois o rio recebeu uma grande contribuição dos riachos Capivara e Ipanema, vindo de trechos mais altos do São Francisco”, relata.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso