Brasil


FAB inicia transferência de primeiros pacientes com covid-19 de Manaus para outros estados


Publicado 15 de janeiro de 2021 às 11:25     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Aeronática

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na manhã desta sexta-feira (15), os primeiros embarques de pacientes com covid-19 que precisaram ser retirados de Manaus devido ao cenário de colapso vivido pela capital amazonense. De acordo com informações do Uol, nove pacientes e cinco médicos embarcaram no voo com destino a Teresina.

Duas aeronaves do órgão devem realizar as missões de transportar os pacientes com o objetivo de desafogar o sistema de saúde da capital. Estima-se que a fila de pacientes no estado esperando por um leito chegue a 500 pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, que coordena a ação de ajuda ao Amazonas, já estão garantidos 149 leitos para pacientes amazonenses em outros estados: 40 em São Luís; 30 em Teresina; 15 em João Pessoa; dez em Natal; 20 em Goiânia; quatro em Fortaleza; dez em Recife e 20 no Distrito Federal.

Durante toda a quinta-feira (14), a crise em Manaus por falta de cilindros de oxigênio para pacientes com covid-19 aumentou de forma dramática. A demanda pelo material explodiu com a alta dos casos da doença no estado.

Frente ao cenário de guerra, estados, municípios e o governo da Venezuela se ofereceram para ajudar ao governo amazonense. O ministro das Relações Exteriores venezuelano falou em “solidariedade latino-americana”.

De acordo com o UOL, na madrugada desta sexta-feira (15), a capital amazonense recebeu novo carregamento com seis cilindros de oxigênio líquido. A carga saiu de Guarulhos (SP) na noite de quinta-feira (14) e foi transportada em um avião da FAB.

Também foi registrado nesta quinta-feira (14), pela Polícia Civil e a Polícia Militar do Amazonas, a prisão de um homem, 38 anos, por conduzir veículo com 33 cilindros de oxigênio em Manaus.

Leia mais:
Polícia apreende caminhão com 33 cilindros de oxigênio em Manaus
Venezuela, FAB e famosos enviam oxigênio ao Amazonas em meio a colapso na saúde
Com hospitais em estado crítico no Amazonas, governo pede aviões da Força Aérea dos EUA para transportar oxigênio



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso