Cidades


Alunas de Cinema da UFS ganham prêmio por melhor curta-metragem nacional


Publicado 29 de março de 2021 às 20:00     Por Dhenef Andrade     Foto Reprodução / Instagram

O filme “Abjetas 288”, dirigido pelas alunas de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Júlia da Costa e Renata Mourão , ganhou o prêmio de melhor curta-metragem nacional na Mostra Foco da 24ª Mostra de Cinema Tiradentes.

Ao AjuNews, Renata destacou que a obra premiada foi bancada de forma independente. “A nossa produção foi independente mesmo, a gente conseguiu o orçamento por meio de vakinha, foi muito de uma ação colaborativa que contou com ajuda de parentes e amigos. Agora a gente tá rodando por outros festivais”, disse a diretora.

O projeto foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e narra um futuro distópico, em que as protagonistas, Joana e Valenza, fazem uma jornada à deriva por uma cidade nordestina.

As personagens, nas andanças pelas ruas, performam o que sentem enquanto vivem nessa sociedade tentando entendê-la. O filme trata sobre territorialidades, identidades e meritocracia, e utiliza de elementos alegóricos que dialogam com a história popular de Aracaju.

“Abjetas 288” também foi exibido no IV Festival de Cinema Vale do Jaguaribe na categoria Mostra Competitiva, sendo considerado o de melhor arte, com o trabalho assinado por Carolina Timoteo, além de concorrer em diversas categorias. O filme também foi destaque no Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro, no qual Dandara, atriz que interpreta Valenza, recebeu uma menção honrosa pela atuação.

A produção concorre agora como melhor filme por votação popular no Festival da Diversidade Sexual e de Gênero de Recife, o Recifest. Para votar, ver e apoiar o curta acesse aqui. Votação se encerra no próximo dia 31



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso