Cidades


Morre Josa, “o vaqueiro do sertão”, em Aracaju nesta terça (10)


Publicado 10 de novembro de 2020 às 11:34     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação

O cantor José Gregório Ribeiro, conhecido como Josa, “o vaqueiro do sertão”, morreu, aos 91 anos, na no apartamento de uma das filhas, no Conjunto Sol Nascente, no bairro Jabotiana, em Aracaju, na manhã desta terça-feira (10).

Josa estava há alguns anos em home care após a descoberta de um Alzheimer. Ele deixa oito filhos. O horário e local do velório e sepultamento ainda não foram informados. O artista, considerado uma das figuras mais importantes na história do forró sergipano, é autor de mais de 300 composições.

José Grigório Ribeiro, Josa, nascido na cidade de Simão Dias, se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, amansador de burro brabo, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana.

Em março do ano passado, foi lançado o documentário ‘Josa, o Vaqueiro do Sertão’, na capital sergipana. A produção cinematográfica que registrou a memória do sanfoneiro foi resultado de 20 anos de pesquisa e uma homenagem ao artista.

O documentário trouxe depoimentos do homenageado, de pesquisadores, amigos, músicos e familiares. Também traz arquivos históricos, como vídeos e fotografias. Além do trabalho de Josa como apresentador de um programa musical.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso