Cidades


São Cristóvão promove Festival de Cultura Afro em alusão ao Mês da Consciência Negra; confira programação


Publicado 22 de novembro de 2021 às 16:43     Por Fernanda Souto     Foto Fernando Frazão/ Agência Brasil

Palestras, apresentações artísticas, exibição de filmes, rodas de conversas e outras atividades irão acontecer no próximo sábado (27), em São Cristóvão, na Grande Aracaju, com o intuito de enfatizar a luta contra a intolerância racial e incitar o debate sobre a importância do respeito à diversidade. O evento, nomeado como Festival de Cultura Afro, será promovido pela prefeitura do município, através da Coordenação de Igualdade Racial, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em alusão ao mês da Consciência Negra.

Segundo a coordenadora de projetos da Fumctur, Sandra Sena, o objetivo do evento é trabalhar as políticas públicas necessárias para o combate às desigualdades raciais. A programação do festival terá início às 15h, com cortejo saindo da Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, seguindo para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, (apresentação da roda de xirê e lavagem das escadarias da igreja) e finalizando na Praça São Francisco.

Já na Praça São Francisco, o prefeito Marcos assinará a carta de intenção para criação do Dia Municipal de Luta e Combate ao Racismo. Em seguida, acontece a apresentação do levantamento dos dados sobre o mapeamento dos terreiros (Prefeitura e IPHAN), apresentação de capoeira, apresentação musical Afoxé di Preto e do grupo de dança Xirêmoba. A programação também contará com a Feira de Afro Empreendedores.

Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro foi escolhido para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas, que foi morto na mesma data no ano de 1695 e se tornou símbolo da luta contra o sistema escravista no Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso