Educação


MEC afasta professor Valter Joviano da reitoria da UFS e nomeia comando provisório


Publicado 23 de novembro de 2020 às 07:24     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) afastou o professor Valter Joviano da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta segunda-feira (23). A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro Milton Ribeiro.

Com o fim da gestão do então reitor, Angelo Roberto Antoniolli, na semana passada, o Joviano que ocupava o cargo de vice assumiu o posto. Em seu lugar, a pasta nomeou para o cargo de reitora pro tempore a professora do Departamento de Serviço Social, Liliádia da Silva Oliveira Barreto.

Ainda na semana passada, o MEC enviou para o ex-reitor da UFS um ofício informando que a instituição tomou conhecimento de um inquérito civil do Ministério Público Federal (MPF) e cobrou explicações. O documento é uma denúncia de uma suposta irregularidade no processo eleitoral para a escolha do novo reitor e vice-reitor da universidade.

Na denúncia, o MPF questiona o fato da UFS não ter nenhuma norma que regule um processo de eleição remoto e eletrônico para as nomeações. Além disso, o órgão indaga sobre o porquê do uso do sistema SIGEleição da universidade não ter sido deliberado no próprio Colégio Eleitoral ou aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição.

A eleição de reitor e vice diretamente nos conselhos, sem o voto anterior da comunidade acadêmica, foi alvo de diversos protestos na UFS por destoar de todos os pleitos anteriores desde a redemocratização da universidade. A lista tríplice foi encabeçada por Valter Joviniano, e pelo professor Rosalvo Ferreira dos Santos.

Entidades e candidatos à reitoria apontavam a mudança nas regras do jogo como um claro favorecimento ao candidato do reitor, até o último dia 18, vice-reitor Valter Joviniano, que acabou por ser o primeiro na lista online elaborada pelo Colégio Eleitoral.

Diversos conselheiros acabaram por não assinar a Ata da Reunião, outro ponto questionado pelo Ministério Público Federal, e alegaram não ter suas questões de ordens atendidas durante a reunião.

A UFS fez eleição oficial no Colégio Eleitoral (Conselhos Superiores) este ano e nele o professor Valter Santana Filho, foi o mais votado e é o primeiro da lista tríplice encaminhada ao MEC, com 37 votos. A lista tem ainda os nomes dos professores André Maurício Conceição de Souza, com 30 votos, e Vera Núbia Santos, com 9 votos.

Leia mais
MEC pede que UFS esclareça supostas irregularidades na eleição para reitor
Angelo Roberto conclui segundo mandato como reitor da UFS após 16 anos de gestão



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso