Justiça


Amazonas: MP e Defensoria responsabilizam governo federal por falhas no abastecimento de oxigênio


Publicado 15 de janeiro de 2021 às 12:40     Por Fernanda Sales     Foto Arquivo / Governo de Sergipe

Com o aumento dos casos de covid-19 e a crise na saúde no estado do Amazonas, diversos órgãos federais e locais apresentaram uma ação civil pública, nesta quinta-feira (14), à Justiça Federal de Manaus. Na ação, os órgãos afirmam que a responsabilidade é do governo federal e que cabe à União assegurar o fornecimento regular de oxigênio para os hospitais. A informação foi divulgada pela colunista Ana Flor, do G1.

De acordo com a coluna, a ação foi apresentada por Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ministério Público de Contas (MPC); Defensoria Pública da União (DPU); e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Os hospitais do Amazonas estão superlotados e sem oxigênio para os pacientes, que estão sendo transferidos para unidades em outros estados.

Oxigênio
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram a Manaus no início da madrugada desta sexta-feira (15). Eles foram enviados de Guarulhos (SP) para ajudar na crise do estado.

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados, com mais de 18 toneladas, para serem utilizados pelos hospitais no atendimento aos pacientes de covid-19.

Leia mais:
FAB inicia transferência de primeiros pacientes com covid-19 de Manaus para outros estados
Polícia apreende caminhão com 33 cilindros de oxigênio em Manaus
Venezuela, FAB e famosos enviam oxigênio ao Amazonas em meio a colapso na saúde
Com hospitais em estado crítico no Amazonas, governo pede aviões da Força Aérea dos EUA para transportar oxigênio

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso