Política
Após duas derrotas na Justiça, Belivaldo Chagas discute alternativas para abertura econômica
Após duas derrotas na Justiça que impediu a flexibilização do comércio em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) participa de reuniões com os comitês gestor de emergência e de retomada econômica para buscar uma alternativa para reabrir o setor no estado, nesta quarta-feira (29). “Meu compromisso é com a saúde de todos os sergipanos e com uma retomada econômica segura e responsável”, afirmou na noite desta terça-feira (28).
O chefe do Executivo Estadual reforçou que retomará os trabalhos após estar recuperado do novo coronavírus e não apresentar sintomas da doença. “Cumpri a quarentena recomendada pelos médicos, graças a Deus sem sintomas, retornarei às atividades presenciais. O trabalho contra o coronavírus não para e mesmo de casa, eu acompanhei os processos remotamente”, acrescentou.
Nesta terça-feira, o superintendente de comunicação social do Governo do Estado de Sergipe, Givaldo Ricardo Freitas, afirmou que o Governo do Estado não iria recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que manteve a suspensão da fase laranja prevista no Plano de Retomada Econômica durante a pandemia de covid-19 e reformulará o projeto.
Em junho, a Justiça Federal suspendeu a liberação das atividades previstas na fase bandeira laranja do Plano de Retomada Econômica de Sergipe. A decisão foi assinada pela juíza da 1ª Vara Federal, Telma Maria Santos Machado. A determinação aconteceu após ação civil pública cível ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e Ministério Público Federal (MPF-SE).
Por causa da nova decisão, permanecem sem autorização para funcionar: clínicas e consultórios de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia, exceto casos de urgência e emergência.
Leia mais
Governo de Sergipe afirma que vai cumprir decisão do TRF5 que mantém suspensa flexibilização do comércio
Governo de Sergipe recorre, mas TRF5 mantém suspensão da flexibilização do comércio
Comitê rebate Justiça e reafirma que reabertura do comércio em Sergipe foi dentro da legalidade
Justiça suspende flexibilização do comércio na fase laranja em Sergipe
Governo de Sergipe não recorre de decisão judicial e reformula Plano de Retomada Econômica
Leia os termos de uso