Política


Em 3ª dia de Campus Party, Snowden critica projeto de lei das fake news


Publicado 12 de julho de 2020 às 19:00     Por Peu Moraes     Foto Divulgação

O americano Edward Snowden criticou no terceiro dia de Campus Party, o projeto de lei das fake news, de autoria do senador por Sergipe, Alessandro Vieira (Cidadania) em tramitação na Câmara dos Deputados após aprovado no Senado com 44 votos favoráveis. A informação foi publicada pela coluna Tilt, do site Uol, neste sábado (11).

Snowden vive exilado na Rússia depois de ter revelado um esquema de vigilância e espionagem contra os próprios cidadãos por parte do governo dos EUA. “Eu não tenho detalhes sobre a lei, mas sabendo o estado da democracia no Brasil, não é tão surpreendente assim. Nós vemos essas leis sendo usadas para efeito político e para controlar o entendimento público da realidade”, disse.

Para o ativista, quem propaga notícias falsas deve ser investigado e punido individualmente de acordo com a lei, mas a estratégia de transformar provedores e plataformas em polícia das fake news ou do discurso de ódio é um erro.  “Não me arrependo de nada, a não ser de não ter feito antes. Se tivéssemos feito antes, teríamos podido reagir antes também para que fosse mais efetivo, especialmente reduzindo a quantidade de países que sofreram vigilância em massa”, finalizou.

Leia mais
Projeto da fake news pode dar ‘papel judicial’ às plataformas digitais
Relator do PL das fake news estuda incluir reconhecimento facial entre propostas
Bolsonaro diz que PL das Fake News será vetado ‘se chegar como se apresentou’
Rodrigo Maia prioriza projeto de fake news em meio a ataques bolsonarista contra o texto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso