Política


Iran Barbosa critica nomeação de interventora na UFS e diz que ‘caráter antidemocrático e perseguidor está em andamento no país’


Publicado 24 de novembro de 2020 às 15:00     Por Roberta Cesar     Foto Jadílson Simões / Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) manifestou-se contrário a decisão do Ministério da Educação (MEC) em nomear a professora do Departamento de Serviço Social, Liliádia da Silva Oliveira Barreto, como reitora “pro tempore” da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta segunda-feira (23).

Durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (24), o parlamentar pontuou que a UFS já tem reitor eleito, através da Consulta Pública, e que a nomeação da reitora pró-tempore desrespeita a autonomia da comunidade acadêmica e todo o processo eleitoral.

“Gostaria de externar a minha preocupação com o aprofundamento do caráter antidemocrático e perseguidor que está em andamento no nosso país, a partir de uma política estabelecida no governo federal. Essa intervenção é resultado dessa política e precisamos reagir contrariamente”, afirmou.

E, completou: “Quero me somar a todas as vozes que, dentro e fora da comunidade acadêmica, têm se manifestado contra essa decisão”, destacou. Para Iran, a medida é um cerceamento à autonomia universitária e fragiliza os princípios e pressupostos de democracia no ambiente universitário.

Leia mais:
MEC afasta professor Valter Joviano da reitoria da UFS e nomeia comando provisório
Após MEC afastar interino, Liliádia da Silva toma posse na reitoria da UFS nesta terça (24)
Conselho e professores reagem à intervenção na UFS: ‘parte do projeto bolsonarista’
Sintufs realiza manifestação contra intervenção federal na UFS



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso