Saúde


Artista sergipana trans denuncia transfobia no SUS: “Somos o primeiro casal transcentrado de Sergipe a esperar um filhe”


Publicado 19 de junho de 2021 às 09:09     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / Instagram @isisbroken

A artista sergipana Isis Broken denunciou que sofreu transfobia em espaços públicos da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe, e locais privados que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Em denúncia feita em suas redes sociais nesta sexta-feira (18), a cantora travesti relatou todo o “processo traumático” com Lourenzo, que está com quase quatro meses de gestação. “Somos o primeiro casal transcentrado de Sergipe a esperar um filhe, mas o que deveria ser um processo lindo e amoroso, se tornou um grande pandemônio transfóbico, sofremos transfobia em todos os espaços públicos e privados”, denunciou.

“Nossas identidades não estão sendo respeitadas por atendentes, enfermeiros, médicos e afins… Lourenzo passou duas semanas com um sangramento que não passava e a médica avaliou ele de forma desleixada e disse ‘vá pra casa e espere o SUS liberar uma ultrassom pra ver se o bebê tá vivo ou morto’. Além do constrangimento que passamos no laboratório da @unit_br sem respeitar o nome social de Lourenzo, além de outros diversos traumas que estamos passando”, criticou.

Segundo a cantora, além dos constrangimentos, o casal não recebe nenhuma ajuda financeira ou apoio das ONGs sergipanas. “Essas mesmas que sabem meu nome e meu número na hora de pedir show de graça ‘pela causa’, a vereadora trans de Aracaju pela qual apoiei na campanha e cometeu atos racistas contra mim e outra travesti também ficou em silêncio e nos silenciou nos bloqueando das redes após a denúncia que fiz dos seus ataques”, acrescentou Isis, citando os atos de racismo contra ela, feitas pela vereadora Linda Brasil.

A artista sergipana pede a ajuda financeira para quem puder colaborar com os custos para a gestação. “Agora estamos falando de uma vida que está sendo gerada sem o mínimo de condições! Lourenzo está indo pro 4 mês de gestação e ainda não tivemos uma consulta de pré-natal com um médico! Isso é inadmissível! Peço a ajuda de vocês, que me seguem para que essas denúncias não passem impunes! Se puderem nos ajudar financeiramente o nosso pix: isisbroken@icloud.com”, finalizou.

Leia mais:
‘Não consigo entender como estou sendo envolvida nisso’, afirma Linda Brasil sobre acusação de Isis Broken
Artista Isis Broken acusa vereadora Linda Brasil de racismo; veja vídeo
Artista sergipana Isis Broken é vítima de novo ataque transfóbico
“Uma travesti só vai estar na capa de um jornal se for um caso de polícia”, critica Isis Broken



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso