Cidades


Após dias sem coleta de lixo, Prefeitura de Socorro anuncia normalização neste sábado (18)


Publicado 18 de dezembro de 2021 às 14:46     Por Fernanda Sales     Foto Felipe Goettenauer / Prefeitura de Aracaju

Após dias com a coleta de lixo interrompida, devido a suspensão das licenças ambientais de algumas empresas e, consequentemente, do fechamento dos aterros sanitários, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, anunciou que a coleta de lixo no município começa a ser normalizada neste sábado (18).

Segundo a prefeitura, desde o início da semana, a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB) estavam em tratativa para a resolução do caso. A procuradora geral, Vivianne Sobral, explicou que “houve uma decisão judicial suspendendo as licenças ambientais e umas delas foi a que tinha contrato com o município de Socorro”.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Antônio Paiva, o município negociou com a única empresa que, atualmente, tem licença de operação de aterro sanitário. “Não descansamos até que essa problemática fosse resolvida. Graças a Deus conseguimos negociar com a Estre e já está liberado a entrada dos veículos de coleta no município. Inclusive, máquinas já estão se deslocando para alguns conjuntos do município”, explicou. O secretário disse também que a situação foi tratada como prioridade pelo prefeito Padre Inaldo, uma vez que se trata de uma questão de saúde pública.

O secretário pede ainda a compreensão de todos os socorrenses para o recolhimento gradativo do lixo, já que foi registrado um grande acúmulo durante a semana.

Entenda o caso
A Justiça Federal em Sergipe determinou que a empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção suspenda toda atividade relacionada à instalação do Polo de Gerenciamento de Resíduos (Itacanema), em Nossa Senhora do Socorro, e proibiu a execução de qualquer operação de depósito de resíduos no local. Desde 2000, a Torre busca a construção do aterro sanitário em Nossa Senhora do Socorro.

Leia mais:
Justiça suspende instalação do aterro sanitário de Nossa Senhora do Socorro e Torre é condenada a pagar R$ 1 mi



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso