Justiça


Lagarto: Justiça Eleitoral proíbe divulgação de 6ª pesquisa irregular para prefeito


Publicado 06 de julho de 2020 às 15:43     Por Adelia Felix     Foto Arquivo/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral suspendeu uma sexta pesquisa irregular que media intenção de votos para vereador e prefeito, em Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe. A liminar, obtida pelo AjuNews, foi assinada pela juíza da 12ª Zona Eleitoral de Lagarto, Carolina Valadares Bitencourt, nesta segunda-feira (6). Cabem recursos dessa decisão.

O estudo foi feito pelo ALO Sergipe Consultoria, Assesoria e Marketing EIRELI-ME e registrado no dia 1º de julho no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A pesquisa seria divulgada nesta terça-feira (7).

Novamente, o pedido de impugnação foi ajuizado pelo Cidadania, representado pelos advogados Saulo Ismerim Medina Gomes e José Edmilson da Silva Junior. Na semana passada, outras cinco pesquisas também irregulares tiveram a divulgação proibida.

Essa é a segunda pesquisa feita pelo mesmo grupo que é proibida pela Justiça. Na primeira, a juíza apontou irregularidades em dois questionamentos. Conforme apurado pela reportagem, em uma das perguntas o público era indagado se o ex-prefeito Valmir Monteiro, que está com direitos políticos suspensos, teria sido vítima de armação que o tirou da prefeitura. Valmir é pai do deputado estadual e pré-candidato à prefeito no município, Ibrain Monteiro (PSC).

Na nova pesquisa feito pelo ALO Sergipe, a magistrada entendeu que “não há qualquer indicação do nível de escolaridade ou nível econômico das pessoas que foram entrevistadas na pesquisa realizada, não havendo indicação da fonte utilizada, o que desautoriza a sua publicação, pois é certo que ao menos, os requisitos objetivos e apresentados como necessários, já que a letra da lei estabelece como obrigatório”.

O levantamento não pode ser divulgado em meios de comunicação, rádio, televisão, jornal, internet, redes sociais, nem aplicativos de mensagem, sob pena de multa de R$ 40 mil pelo descumprimento.

Leia mais
Lagarto: Justiça proíbe divulgação de mais duas pesquisas eleitorais irregulares
Lagarto: Justiça proíbe divulgação de pesquisa que questionava se ex-prefeito foi vítima de armação
Após pedido do Cidadania, Justiça suspende divulgação de segunda pesquisa para prefeito em Lagarto
Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral para prefeito em Lagarto



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso