Política


PGR denuncia Daniel Silveira por ofender e ameaçar ministros do STF


Publicado 18 de fevereiro de 2021 às 07:50     Por Peu Moraes     Foto Pablo Valadares / Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado federal Daniel Silveira (PSL), sob a acusação de agredir verbalmente e ameaçar ministros da Corte, incitar a violência, tentar impedir o livre exercício dos poderes Legislativo e Judiciário e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o STF. As informações foram publicadas pelo site Uol, nesta quinta-feira (17).

Silveira foi preso na terça-feira (16), no Rio de Janeiro, por ordem expedida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Antes, ele havia divulgado um vídeo nas redes sociais com ataques a ministros da Corte, em especial, a Edson Fachin, Gilmar Mendes e ao próprio Moraes.

Segundo a denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o deputado adotou como estratégia a intimidação dos ministros que vão analisar o inquérito que apura a organização e financiamento de atos antidemocráticos, no qual Silveira também é investigado.

Medeiros citou dois vídeos divulgados pelo deputado em 17 de novembro e em 6 de dezembro de 2020, intitulados “Na ditadura você é livre, na democracia é preso!” e “Convoquei as Forças Armadas para intervir no STF”. As coações, disse o vice-procurador-geral, continuaram com o vídeo publicado na terça (16). “Fachin chora a respeito da fala do General Villas Bôas. Toma vergonha nessa maldita cara, Fachin!”, uma referência à nota divulgada na segunda (15) pelo ministro Edson Fachin.

Leia mais:
‘Decisão de Alexandre de Moraes representa risco à imunidade parlamentar’, diz site
Deputado do PSL é preso após divulgar vídeo com ataques a ministros do STF
Gol aciona PF por causa de deputado bolsonarista que se recusou a usar máscara em voo
Em votação unânime, STF mantém prisão do deputado Daniel Silveira



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso