Cidades


Fortes ventos e período chuvoso vão durar até setembro em Sergipe, afirma meteorologista


Publicado 01 de agosto de 2020 às 06:00     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

Com a chegada do inverno, os municípios sergipanos registraram uma queda nas temperatura, chuvas constantes e ventos fortes durante o mês de julho. Segundo o  meteorologista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Serhma), Overland Amaral, o fenômeno é provocado por causa do encontro de massas de ar frio com as massas mais quentes e úmidas que chegam ao estado.

“Nós estamos na estação chuvosa, na qual é a estação do inverno e como tal elas são chuvas provenientes de formações advectivas, formações de massas frias com as massas mais quentes e úmidas que chegam à nossa região”, afirma Amaral.

Segundo o Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima Meteorologia e Mudanças climáticas (CMT), durante esse mês Aracaju chegou a registrar a mínima de 21 graus.

De acordo com o meteorologista, essas massas mais frias são trazidas pelos ventos vindos do Sul e Sudeste do país, que trafegam por cima do oceano e transportam muita umidade para o continente, podendo provocar ressacas e grandes ondas no litoral sergipano.

“Esses são os ventos que predominam durante todo o período e vão durar até setembro, que é o período da estação de inverno. São os ventos Sul e Sudeste que são muito mais velozes, eles chegam com velocidade média de 15 a 25 km diária, nas 24 horas, mas com rajadas de ventos de 40 a 50 km por hora”, explicou.

Overland Amaral afirma que esses ventos rápidos e fortes geram muita instabilidades e provocam a formação de nuvens de condensação que causam as nuvens estratiformes, com chuvas finas continuamente e com grande nebulosidade em todo o estado.

Leia mais:
Com a chegada do inverno, dias ficam mais curtos e com temperaturas mais baixas em Sergipe
Aracaju registra menores temperaturas do ano e chuvas constantes em julho



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso