Educação


‘Reitor da UFS aproveita o período de pandemia para golpear nossa instituição’, diz candidata sobre resultado de eleição


Publicado 15 de julho de 2020 às 18:44     Por Dhenef Andrade     Foto Divulgação

As polêmicas que envolvem a eleição para a reitoria prosseguem mesmo com o fim da votação para os cargos realizada nesta quarta-feira (15). A chapa ‘Renasce UFS: Plural, Segura e de Qualidade’, encabeçada pelos professores Denise Leal e José Aderval, uma das quatro que participaram do pleito, repudiou, por meio de nota enviada ao AjuNews, o resultado que elegeu os nomes indicados pelo atual reitor, Angelo Antoniolli.

Segundo a chapa, houve falta de transparência, desrespeito a regras estabelecidas previamente para o processo eleitoral e ao sigilo dos votos. “O Reitor da UFS aproveita o período de pandemia para golpear nossa instituição, revelando, nesse processo, seu descompromisso com limites éticos e legais. Testemunhamos a vitória de pirro de seus candidatos, cujas ideias e propostas ninguém conhece”, diz trecho da nota.

A falta de unificação de lideranças estudantis e sindicais são apontadas pelos candidatos como motivos para que a eleição fosse ocorrida sem a consulta à comunidade universitária. A votação foi realizada de forma virtual, com representantes de alunos, professores e técnicos, denominado Colégio Eleitoral.

Pela manhã, estudantes realizaram ato contra a realização do pleito no prédio da reitoria da UFS. Com uso de caixões de papelão eles representa o luto pela morte democracia universitária por meio de um ‘golpe’. Ainda na terça-feira (14), Denise disse à reportagem que manutenção do pleito é uma ‘manobra fraudulenta’ para a permanência da atual gestão da UFS.

A lista tríplice que será enviada para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), responsável pela escolha definitiva dos cargos de reitor e vice, é liderada pelo atual vice-reitor, Valter Joviniano de Santana Filho, e o professor Rosalvo Ferreira dos Santos. Ambos tiveram 37 votos.

A reportagem tentou contato com os demais candidatos, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Leia mais
Em votação marcada por protestos, vice-reitor lidera lista tríplice para ocupar reitoria da UFS
Eleições UFS: “Manobra fraudulenta”, diz candidata sobre suposta perpetuação da atual gestão e mudanças nas eleições
Eleição UFS: Candidatos citam propostas e sugerem adaptações no ensino após a pandemia de covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso