Política


Em dia decisivo, candidatos à prefeitura de Aracaju avaliam disputa eleitoral


Publicado 15 de novembro de 2020 às 09:00     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação

Os candidatos à prefeitura de Aracaju contam as suas expectativas para este domingo (15), dia das eleições municipais. Em entrevista ao AjuNews, os postulantes demonstraram otimismo em relação ao resultado do primeiro turno. Apesar das boas expectativas, a maioria dos candidatos apostam no segundo turno para a definição no novo prefeito da capital sergipana.

Para o candidato Alexis Pedrão (PSOL), a expectativa para este domingo de eleição é a melhor possível. “Nós tivemos muito apoio nas ruas, nas redes sociais, muito carinho da população, muita vontade de mudar a realidade de Aracaju. E nós pensamos que vamos surpreender nas urnas. Sabemos que é uma eleição difícil, sabemos que estamos enfrentando grandes máquinas, mas a semente foi plantada e com certeza ela vai germinar. Além disso, nós achamos que também é possível eleger uma bancada de vereadores do PSOL e por isso que estamos ainda mais confiantes”.

A postulante Danielle Garcia (Cidadania) afirmou que encerra este primeiro turno com muita alegria e com a “convicção do caminho que percorremos até aqui”. Segundo ela, a população aracajuana “definitivamente quer mudança”. “Senti isso por cada local que passei, em cada conversa e olhar. O carinho das crianças, a esperança da juventude, a alegria dos idosos são contagiantes. Todos desejando uma gestão diferente, que olhe pelas pessoas, que resolva, verdadeiramente seus problemas. Sem dúvidas estou vivendo um dos momentos mais importantes da minha vida”, disse a candidata.

Atual prefeito e candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PDT), contou que a sua expectativa é a melhor possível. “Fizemos uma campanha propositiva, que respeitou o cidadão, que apresentou aquilo que já realizamos na cidade e o que pretendemos fazer para avançar ainda mais. O eleitor entendeu a nossa mensagem e, por isso, acreditamos no melhor resultado para este domingo”, frisou o pedetista.

Para a também postulante Georlize Teles (DEM), nesse período eleitoral, ela teve a oportunidade de mostrar “ainda mais” seu trabalho, suas propostas e seu compromisso. Georlize ainda falou que está “capacitada e qualificada para ser prefeita de nossa cidade”. “O aumento nas intenções de voto em relação a minha candidatura tem sido bastante expressivo, a população está aderindo à minha campanha. Somos a campanha que mais cresceu de maneira efetiva e temos a menor rejeição. […] Eu tenho fé. Acredito na vitória. Acredito em Aracaju. Faremos uma administração vitoriosa, transformando a cidade de Aracaju em uma ‘cidade de oportunidades’ possibilitando adequadas condições de vida para nosso povo”, disse a democrata.

Já a prefeiturável Gilvaní Santos (PSTU), ressaltou que “mesmo com a desigualdade no processo eleitoral, nós fizemos um trabalho bonito nas periferias ao conversarmos com as pessoas e com as entrevistas que concedemos para discutir as 16 medidas para a saída do caos de Aracaju. […] A expectativa é que a votação expresse todo esse nosso trabalho e a minha trajetória de lutas há mais de 30 anos. As pessoas que votarão em nossas candidaturas estarão conscientes de uma saída diferente para Aracaju em que elas farão parte. Que nossa Aracaju esteja, de fato, nas mãos do povo para ser uma cidade com qualidade de vida, que tire as pessoas da pobreza e miséria e que a periferia seja olhada com respeito”, frisou a candidata.

O também postulante Lúcio Flávio (Avante), afirmou que segundo as pesquisas, quase 40% dos eleitores ainda estão indecisos e de acordo com o candidato, serão eles que irão definir essas eleições. “Muitas pessoas deixam para escolher os seus candidatos e pensar nas eleições de última hora. Mas esse é um recado que é dado aos candidatos mais famosos, para os mais conhecidos. Essas pessoas não querem votar nesses nomes porque já os conhecem e ainda continuam indecisos. Dessa forma temos uma expectativa muito grande da nossa maioria silenciosa surpreender neste dia 15 e a gente deixa um recado aí com o nosso passo garantido para o segundo turno”, disse Lúcio Flávio.

Márcio Macêdo (PT) se diz confiante com o resultado do primeiro turno, destacando que a recepção da população em todas as agendas realizadas por ele, e pela sua vice, professora Ana Lúcia, representam a confiança da população nas ações já desenvolvidas pela sigla na capital e no estado. “Estamos muito animados com a campanha e a recepção das pessoas nas nossas atividades, incluindo as carreatas e caminhadas nos bairros de Aracaju. As pessoas estão com saudade de votar no 13, saudade de uma Aracaju com prioridade para a nossa gente. A movimentação do povo nas ruas tem sido muito favorável à nossa candidatura. Por isso, temos a certeza que terá segundo turno e que nós, Márcio Macedo e Ana Lúcia, estaremos no segundo turno. Vamos em frente rumo ao segundo turno e à vitória”, declarou o candidato petista.

O postulante Paulo Márcio (DC) também acredita “firmemente” que a eleição será decidida em dois turnos. “Em razão da campanha ética, propositiva e ao mesmo tempo combativa que fizemos, seremos o candidato escolhido para enfrentar e derrotar Edvaldo Nogueira no segundo turno. Essa é a resposta das ruas e do povo, que não se deixam engabelar por pesquisas fajutas e uma imprensa majoritariamente parcial”.

Os também candidatos ao pleito municipal, Almeida Lima (PRTB), Rodrigo Valadares (PTB) e Juraci Nunes (PMB) não se manifestaram até o final da reportagem.

Candidatos
Nestas eleições, o AjuNews entrevistou Georlize Teles (DEM)Danielle Garcia (Cidadania)Alexis Pedrão (PSOL)Lúcio Flávio (Avante)Almeida Lima (PRTB)Gilvaní Santos (PSTU)Márcio Macêdo (PT)Juraci Nunes (PMB)Edvaldo Nogueira (PDT) e Paulo Márcio (DC). O prefeiturável Rodrigo Valadares (PTB) também foi procurado pela reportagem em várias oportunidades, mas não teve disponibilidade na agenda.

Além disso, também foram entrevistados os candidatos a vice dos postulantes mais bem posicionados nas pesquisas: Valadares Filho (PSB)Coronel Péricles (DEM)Katarina Feitoza (PSD)Bispa Vanilda (PSL) e Ana Lúcia Vieira (PT).

Leia mais:
Colunistas de política analisam a corrida eleitoral pela prefeitura de Aracaju
Eleitores devem ficar atentos aos cuidados contra a covid-19 durante votação



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso